Introdução basica ao HTML
Todo documento deve conter um conjunto básico de Tags. Deve ser identificado como HTML (<HTML> </HTML>), ter uma área de cabeçalho (<HEAD> </HEAD>) onde será colocado o título do documento (<TITLE> </TITLE>), e uma área definida como corpo(<BODY> </BODY>) onde estará o conteúdo do documento. Veja um exemplo:
<HTML> <HEAD> <TITLE>HTML Básico</TITLE> </HEAD> <BODY> <H1>Este é o primeiro nível de cabeçalho</H1> Bem-vindo ao mundo do HTML. Este é o primeiro parágrafo.<P> E este é o segundo.<P> </BODY> </HTML>
Esta página vai aparecer assim:
Este é o primeiro nível de cabeçalho
Bem-vindo ao mundo do HTML. Este é o primeiro parágrafo.
E este é o segundo.
O título não aparece no corpo da página e sim no alto da tela do seu Browser, e é utilizado para identificar o documento como se fosse um nome do arquivo. É interessante que o título possa sugerir claramente o conteúdo do documento.
A marcação utilizada para títulos é <TITLE> e seu par </TITLE>. Escrito desta forma:
<HTML> <TITLE> Este é o título</TITLE> <BODY> </BODY> </HTML>
Cabeçalhos normalmente são usados para títulos e sub-títulos dentro de uma página.
O HTML possui seis níveis de cabeçalhos, numerados de 1 a 6, sendo o número 1 o de maior destaque. Cabeçalhos são exibidos em letras maiores e em negrito.
ATENÇÃO: ao definir o tamanho de um cabeçalho, você não está definindo o tamanho da letra (em pontos). Você apenas define que ele aparecerá com maior tamanho e destaque que o resto do texto. O tamanho exato com que ele será visualizado é definido pelo browser de cada pessoa que acessar a informação.
As notações relativas a cabeçalhos são: <Hy> Texto do cabeçalho </Hy > onde y é um número entre 1 e 6 especificando o nível do cabeçalho.
O conjunto de notações possíveis é o que segue:
<H1>Headings</H1>
<H2>Headings>/H2>
<H3>Headings</H3>
<H4>Headings</H4>
<H5>Headings</H5>
<H6>Headings</H6>
A marcação <P> é utilizada para definir o início de um novo parágrafo, deixando uma linha em branco entre cada parágrafo. HTML não reconhece o caracter de quebra de linha dos editores de texto. Mesmo que exista uma linha em branco, os clientes Web só reconhecem o início de um novo parágrafo mediante a marcação apropriada.
A marcação <BR> faz uma quebra de linha sem acrescentar espaço extra entre as linhas. Veja a diferença do uso de <P> e <BR>:
Vamos separar esta sentença com marcação de parágrafo.<p> Para verificar a diferença. |
|
Vamos separar esta sentença com marcação de parágrafo.
Para verificar a diferença. |
Diferença quando separamos duas linhas utilizando <br> a marcação de quebra de linha <br> Deu pra notar? |
|
Diferença quando separamos duas linhas utilizando a marcação de quebra de linha Deu pra notar? |
O principal poder do HTML vem da sua capacidade de interligar partes de um texto (e também imagens) a outros documentos. Os clientes exibem em destaque estas áreas ou pontos chaves (normalmente com cores diferentes ou sublinhado) para indicar que se trata de um link, ou interligação, no hipertexto.
A marcação <A>, que define o ponto de partida para os links, é denominada de âncora. Para incluir uma âncora em seu documento:
|
|
Um exemplo de referência a um hipertexto: <A HREF="index.htm">Índice</A> que resulta no LINK Índice A palavra "Índice" é definida como o marcador do link para se chegar ao documento index.htm, que está no mesmo diretório do documento corrente. Ou seja, "Índice" aparece em destaque (normalmente em azul) e se você clicar nessa palavra será exibido o documento apontado - index.htm |